Como Jogar Xadrez.
O xadrez é um jogo de estratégia para dois jogadores muito popular, que se acredita ter se originado na Índia há muitos séculos. Para ganhar o jogo, você deve “dar o xeque-mate” em seu oponente movendo suas peças de forma que o rei do oponente enfrente uma ameaça de captura que não pode ser eliminada.
Embora tenha um conjunto de regras de fácil compreensão, é preciso estratégia para derrotar um oponente habilidoso. Depois de aprender as regras básicas e jogar jogos práticos, você poderá desafiar outros jogadores e vencer!
1. Posicione o tabuleiro de forma que cada jogador tenha um espaço preto em seu canto esquerdo. Faça com que os dois jogadores se sentem frente a frente para começar o jogo. Vire o tabuleiro para que cada jogador tenha um quadrado preto no canto inferior esquerdo e um quadrado branco no canto inferior direito. Use a rima “branco à direita” para ajudá-lo a se lembrar enquanto está configurando seu jogo.
Entenda os fundamentos de um jogo de xadrez: o xadrez é jogado em um tabuleiro composto de 64 casas pretas e brancas alternadas. O tabuleiro de xadrez é composto por 32 peças, sendo 16 para as pretas e 16 para as brancas. Cada conjunto consiste em 1 Rei, 1 Rainha, 2 Torres, 2 Bispos, 2 Cavaleiros e 8 Peões.
2. Aprenda o sistema de classificação e arquivo para colocar peças e manter a notação. As classificações são as linhas horizontais e os arquivos são as colunas que vão entre os jogadores. As classificações são listadas de 1 a 8, começando com a lateral do tabuleiro com as peças brancas. Os arquivos são listados como as letras “a” a “h” começando do lado esquerdo do jogador branco. Faça referência a um quadrado específico no tabuleiro, listando a classificação seguida pelo arquivo.
Por exemplo, o canto esquerdo do jogador branco é a1, enquanto o canto esquerdo do jogador preto é h8.
Pratique a notação listando cada movimento que você e seu oponente fazem, anotando a peça e a casa para a qual ela se move.
Você não precisa usar o sistema de notação de classificação e arquivo se não quiser, mas ele torna a configuração do tabuleiro mais fácil.
3. Coloque as torres nos cantos do tabuleiro. As torres geralmente se parecem com torres de castelo e podem mover-se por qualquer número de quadrados horizontal ou verticalmente, mas não podem pular sobre outras peças. Coloque as torres brancas nas casas a1 e h1, e as torres pretas nas casas a8 e h8. As torres são marcadas com “R” se você estiver usando a notação de xadrez.
4. Defina os cavaleiros ao lado de suas torres. Os cavaleiros parecem cavalos e se movem em L, indo 2 espaços horizontalmente e 1 espaço verticalmente, ou 2 espaços verticalmente seguidos por 1 espaço horizontalmente. Coloque os cavaleiros brancos nas casas b1 e g1 e defina os cavaleiros pretos em b8 e g8. Cavaleiros são as únicas peças que podem pular sobre outras peças, desde que o espaço em que terminem esteja vazio.
Cavaleiros são rotulados como “N” ou “Kt” na notação.
5. Coloque os bispos ao lado de seus cavaleiros. Os bispos são as terceiras peças mais altas do seu tabuleiro de xadrez e se movem em linha reta diagonalmente. Se você for o jogador branco, coloque seus bispos em c1 e f1 e coloque os bispos pretos nos quadrados c8 e f8. Os bispos não podem mover-se para um quadrado que não seja da mesma cor do quadrado inicial. Rotule os bispos como “B” se estiver usando notação.
6. Coloque as rainhas em suas cores correspondentes nas filas de trás. As rainhas são as segundas peças mais altas e podem mover-se por qualquer número de quadrados em qualquer direção, desde que os espaços estejam vazios. Coloque a rainha branca em d1 e a rainha preta em d8 para que fiquem diretamente em frente uma da outra. [6]
A rainha não pode mudar de direção em um único turno. Rainhas são rotuladas como “Q” na notação.
7. Defina os reis ao lado das rainhas. O seu rei é a peça mais alta do seu tabuleiro de xadrez e é a peça que você precisa proteger durante o jogo. Os reis podem se mover 1 casa por vez em qualquer direção durante o seu turno. Coloque os reis ao lado das rainhas para completar sua última fileira de peças. Você não pode mover seu rei para um espaço onde ele possa ser capturado durante o próximo turno. Reis são rotulados como “K” quando você está usando notação.
8. Coloque seus peões na linha à frente de suas outras peças. Seus peões são as peças mais curtas e fracas em um jogo de xadrez. Os peões só podem se mover 1 espaço para frente em direção ao lado do tabuleiro do seu oponente. Coloque 1 peão branco em cada casa de classificação 2 e defina os peões pretos nos quadrados da classificação 7. Os peões não são rotulados com nenhuma letra em notação.
Dica: Durante o primeiro movimento, os peões podem se mover 1 ou 2 espaços para frente. Após o primeiro movimento, eles só podem ir 1 espaço.
Jogar um jogo de xadrez
1. Comece o jogo com o jogador que tem as peças brancas. O jogador que tem as peças brancas sempre inicia uma partida de xadrez. Escolha qualquer uma das suas peças que consiga mover-se e coloque-a no seu novo espaço. Depois que o jogador com as peças brancas jogar, o jogo alterna para o jogador com as peças pretas.
Se você estiver jogando vários jogos consecutivos, alterne quem começa com as peças brancas para manter os jogos justos.
O jogador com as peças brancas tem uma ligeira vantagem, pois consegue fazer a jogada de abertura.
Tenha como objetivo assumir o controle dos 4 quadrados centrais; d4, e4, d5 e e5; no início do jogo, já que eles têm mais mobilidade e potência para suas peças.
2. Capture as peças do seu oponente movendo-se para o mesmo quadrado que eles. Capturar peças significa pousar no mesmo espaço que a peça do oponente e removê-la do jogo. Tente capturar as peças mais fortes do seu oponente, como sua rainha, torres e bispos para tornar seus turnos menos poderosos.
Os peões não podem capturar peças diretamente na frente deles como outras peças fazem. Em vez disso, os peões só podem capturar peças que estejam 1 espaço diagonalmente à frente deles.
Você não pode capturar o rei do seu oponente. No entanto, para ganhar o jogo, você precisa preparar suas peças para que possam capturar o rei.
Dica: Durante a sua vez, verifique se o seu oponente pode ou não capturar suas peças na próxima jogada. Proteja suas próprias peças enquanto tenta capturar as peças de seu oponente.
3. Coloque o rei do seu oponente em xeque. Mova uma de suas peças para que ela possa potencialmente capturar o rei de seu oponente durante seu próximo turno. Quando você colocar seu oponente em xeque, diga “check” em voz alta para que seu oponente saiba. Seu oponente deve sair do xeque durante o próximo turno movendo seu rei, bloqueando sua peça ou capturando sua peça.
O rei pode capturar a peça inimiga apenas se ela não estiver em xeque após a captura.
Se você está em xeque, deve fazer algo para proteger seu rei ou então perderá o jogo.
4. Termine o jogo colocando o rei do seu oponente em xeque-mate. O xeque-mate ocorre se você colocar o rei do seu oponente em xeque e ele for incapaz de fazer um movimento para protegê-lo. Quando isso acontecer, diga “xeque-mate” em voz alta para declarar o fim do jogo. Deixe seu oponente verificar se ele pode fazer um movimento antes de se declarar o vencedor!
Os jogos também podem terminar em empate se nenhum dos jogadores puder forçar um xeque-mate, como se os reis fossem as únicas peças restantes no tabuleiro.
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