10 Estratégias Eficazes de Resolução de Conflitos

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10 Estratégias Eficazes de Resolução de Conflitos.

Nada é pior do que aquele buraco no estômago quando você é pego na mira de um conflito. Como você pode tornar as coisas melhores sem ceder completamente à outra parte? Não precisa se preocupar. Reunimos muitas dicas e sugestões práticas e fáceis para dar a você uma ótima chance de fazer as coisas da maneira certa.

1. É muito difícil resolver um conflito quando todos presumem que estão certos

Se você tende a ter uma visão de túnel no calor de uma discussão, você não está sozinho. É muito difícil sentir empatia por outra pessoa durante um conflito! Mesmo assim, tente abordar a situação com a mente aberta, para que sua conversa seja o mais produtiva possível.

Contratar um mediador pode ser uma ótima maneira de lidar com conflitos realmente difíceis. Eles podem abordar a conversa de um ponto de vista neutro e ajudar os dois lados a se entenderem.

2. Você não quer entrar em uma conversa despreparado

É realmente fácil deixar suas emoções assumirem o controle durante um conflito, mas esta não é a melhor política. Em vez disso, dê a si mesmo algum tempo para descobrir o que realmente está incomodando você.

Tente separar seus desejos de suas necessidades, para que suas conversas futuras sejam o mais produtivas possível. Aqui estão alguns exemplos:

Você quer que Julia envie sua tarefa vencida, mas precisa que ela a entregue até sexta-feira para que você possa examiná-la durante o fim de semana.

Você quer que Todd se desculpe pelo que disse sobre você, mas precisa que ele pare de fofocar tanto no local de trabalho.

3. Debates e argumentos públicos não levarão você a lugar nenhum

Por mais tentador que seja falar abertamente, convide a outra parte para um encontro tranquilo e privado. Dessa forma, vocês dois podem expor seus pensamentos e sentimentos sem que ninguém mais bisbilhotando ou se intrometendo na conversa. Pode-se dizer:

“Eu sei que não temos visto olho no olho recentemente. Você aceitaria uma reunião na sala de conferências para que possamos conversar sobre o assunto? ”

“Não me sinto bem sobre como foi nossa última conversa. Você acha que poderíamos discutir as coisas em particular para que possamos chegar a uma resolução? ”

Escolha um lugar calmo e neutro onde vocês dois possam conversar de maneira confortável e aberta, como uma sala de conferência de escritório.

4. Ilumine a conversa com uma linguagem corporal positiva

A linguagem corporal tensa pode tornar uma conversa desconfortável ainda pior. Tente manter o tom frio e controlado, em vez de levantar a voz na outra parte. Um toque gentil e uma reação atenciosa e engajada podem realmente ajudar a guiar uma conversa para uma direção menos tensa.

Tente manter sua linguagem corporal neutra se estiver tendo problemas para manter a calma. Por exemplo, você pode evitar cerrar os dentes e se virar quando a outra pessoa começar a falar.

5. Ouça com atenção a outra parte

Deixe a outra pessoa compartilhar sua perspectiva sem interromper. Mostre que você está ouvindo, repetindo pontos-chave que a outra pessoa faz. Faça perguntas para garantir que você e a outra parte estejam na mesma página. Pode-se dizer:

“Eu ouço o que você está dizendo, mas só quero ter certeza de que entendi. Você está chateado com a minha apresentação na reunião da semana passada porque se sentiu pego de surpresa pelo anúncio que fiz. ”

“Deixe-me confirmar que sei de onde você está vindo. Você está zangado com a minha postagem no Facebook porque sentiu que eu o estava chamando. ”

“Você está chateado porque eu estava atrasado ou por não ter enviado uma mensagem de texto antes?”

6. Use declarações “eu”

Declarações “você” tendem a fazer as pessoas se sentirem na defensiva e chateadas. Em vez de se concentrar nas ações da outra parte, concentre-se em como as ações da outra parte fizeram você se sentir começando suas frases com a palavra “eu”. As declarações I eliminam muita culpa e pressão da outra pessoa e ajudam os dois a administrar seu conflito de maneira saudável e respeitosa. Aqui estão alguns exemplos:

“Fiquei magoado quando você assumiu o crédito pelo meu trabalho durante a reunião de equipe.”

“Sinto que meu tempo não é tão valioso quanto o seu quando você chega tarde.”

“Eu me sinto estressado e chateado quando você fala comigo nesse tom de voz.

7. Fale sobre o presente em vez do passado

Discutir o passado não o ajudará a resolver o que quer que esteja acontecendo. Talvez você tenha bagunçado um projeto no passado, ou a outra pessoa disse algo rude com você alguns meses atrás. Concentrar-se nas questões e nos argumentos do passado não tornará as coisas melhores. Em vez disso, concentre-se no problema atual e veja o que vocês dois podem fazer para melhorar as coisas. Você pode dizer:

“Eu sei que nem sempre olhamos cara a cara no passado, mas eu realmente gostaria que nos concentrássemos no que aconteceu na quinta-feira passada.”

“Divulgação completa: eu sei que as coisas eram um pouco difíceis entre nós no passado, mas eu realmente gostaria de resolver o problema em mãos.”

8. Polvilhe com um pouco de humor se a situação exigir

O humor não é a resposta para tudo, mas pode ajudá-lo a lidar com conflitos menos sérios. Contar uma piada pode funcionar quando você conhece bem a outra parte. Uma piada autodepreciativa é uma ótima maneira de jogar pelo seguro, enquanto uma piada interna ajuda a apelar para seu relacionamento. Em última análise, leia a sala antes de jogar a carta do humor – não se preocupe com as piadas se a situação for realmente séria.

Aqui estão algumas maneiras de injetar um pouco de humor em sua conversa.

“Eu sei que baguncei os números do orçamento do partido, mas você sabe o que dizem. Existem 3 tipos de pessoas lá fora: aqueles que não podem contar e aqueles que podem. ”

“Eu realmente sinto muito por pegar seu almoço por engano. Pelo lado bom, pelo menos você teve que desfrutar de um sanduíche de manteiga de amendoim e geleia extremamente medíocre. ”

9. Peça desculpas por seu papel na situação

A resolução de conflitos é inútil se você não estiver disposto a fazer as pazes. Ofereça um pedido de desculpas genuíno por qualquer mágoa ou confusão causada pelo conflito e perdoe a outra parte quando ela fizer o mesmo.

Comece reconhecendo seu papel na situação e explicando o que aconteceu.

Em seguida, explique o quanto você está arrependido e faça um esforço para melhorar as coisas no futuro. Você pode dizer:

Eu realmente sinto muito por ter mexido na sua cabeça nessa cadeia de e-mail. Eu me sinto péssimo sobre como as coisas aconteceram, e não era minha intenção que você se sentisse ignorado ou excluído. No futuro, com certeza vou enviar um CC para você em e-mails como esse. ”

Sinto muito por ter feito aquela piada dolorosa outro dia. Não há desculpa para o que eu disse, e me sinto péssimo por fazer você se sentir desconfortável. Definitivamente vou diminuir minhas piadas no futuro. ”

10. Conceda em conflitos menores

Às vezes, é apenas mais fácil seguir o fluxo. Pense sobre o cerne do conflito e decida se é realmente algo que importa para você. Se você realmente não se importa com uma coisa ou outra, dê um passo para trás e deixe a outra parte seguir o seu caminho.

Por exemplo, você pode:

  • Abra mão de sua vaga de estacionamento habitual para outro funcionário
  • Ofereça-se para trocar de lugar com alguém
  • Trocar turnos com um colega de trabalho

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