9 Dicas Para Falar em Público.
Mesmo oradores públicos talentosos se preocupam se sua apresentação é ou não eficaz. Felizmente, melhorar sua eficácia como orador público é muito simples!
Para ser um orador público eficaz, prepare um discurso bem desenvolvido e adequado ao seu público. Em seguida, pratique sua apresentação antes de fazer o discurso. Por fim, conecte-se com o público, articule suas palavras e use gestos ao fazer seu discurso.
1. Conheça o seu público
Isso inclui o tamanho esperado do público, bem como sua idade, sexo, histórico educacional e status socioeconômico. Também é importante saber o nível de conhecimento deles sobre o tópico que você está apresentando. Finalmente, considere como o público vê você e o que eles provavelmente esperam ganhar com sua apresentação.
Por exemplo, você fará apresentações para pessoas que são relativamente novas no assunto ou falará em um evento profissional em que as pessoas terão alguma familiaridade?
Você precisará ajustar seu material para atender às necessidades deles. Você deseja evitar falar sobre a cabeça das pessoas, mas também deseja evitar dar a elas muitas informações que elas já sabem.
Da mesma forma, sua apresentação será diferente dependendo de como o público o vê. Se eles o veem como um especialista no assunto, seu discurso deve transmitir esse conhecimento e autoridade.
2. Determine o tom apropriado para o seu discurso
Você pode pensar no tom do seu discurso como o humor do discurso. Será determinado pelo público, ocasião, tópico e propósito do seu discurso. Você também deve considerar sua personalidade, pois deve usar um tom que seja natural para você.
Se o seu assunto for sério por natureza, você pode usar um tom grave. Como alternativa, você pode escolher um tom humorístico para um discurso proferido em um jantar de comemoração.
Geralmente você pode usar um tom coloquial para qualquer discurso, independentemente do assunto ou tamanho da audiência. O mais importante é ser autêntico!
Lembre-se de que você não precisa usar o mesmo tom para todo o discurso. Por exemplo, sua apresentação pode começar séria, mas terminar com um segmento divertido e interativo. Nesse caso, você deseja ajustar seu tom à medida que a apresentação progride.
3. Faça pesquisas, se necessário
Se você já é um especialista no seu assunto, pode ser capaz de compor seu discurso de memória ou com suas próprias notas. No entanto, é importante pesquisar se houver alguma lacuna em seu conhecimento.
Lembre-se de que o público pode perceber essas lacunas e fazer perguntas. Além disso, os membros da audiência podem apreciar estatísticas e fatos que apoiem seus pontos.
Se você sabe muito sobre o seu tópico, convém começar a escrever seu discurso antes de fazer pesquisas. Dessa forma, você não perderá tempo revisando informações que já conhece. Por exemplo, um biólogo pode fazer um discurso sobre a divisão celular sem fazer pesquisas adicionais. Da mesma forma, você provavelmente seria capaz de escrever um discurso para o aniversário de seus pais sem fazer pesquisas.
Se você não sabe muito sobre o seu assunto, pesquise um pouco e comece a delinear o seu discurso. Por exemplo, se você estiver fazendo um discurso para comemorar um ponto de referência local, talvez queira pesquisar a história do ponto de referência e detalhes importantes antes de começar a escrever.
4. Faça um esboço do seu discurso, se desejar
Muitas pessoas descobrem que o esboço as ajuda a organizar seus pensamentos e a criar um discurso bem elaborado. Primeiro, escreva sua tese, propósito ou pensamento controlador no topo da página. Em seguida, escreva seus principais pontos de apoio. Finalmente, escreva a conclusão que você deseja que o público tire.
Atenha-se a 3-5 pontos principais em um único discurso. Evite fornecer tantas informações que o leitor não consiga retê-las.
Depois de ter um esboço básico, você pode fazer anotações sobre o que deseja dizer em cada marcador.
Você não precisa escrever frases completas. Basta escrever palavras suficientes para você se lembrar do que deseja dizer.
Um exemplo de tese para um discurso pode ser assim: “Nesta nova exposição, a história pessoal do artista e a paixão pelas cores se unem para recriar um mundo que o espectador quase pode tocar.”
5. Crie um “gancho” para envolver seu público
Um gancho é uma frase ou frase que capta a atenção do público. Em muitos casos, isso dá a eles uma participação pessoal no que você tem a dizer. Como alternativa, pode definir uma pergunta que você responderá em seu discurso. O importante é que você dê ao público um motivo para querer ouvir.
Idealmente, seu gancho deve vir nos primeiros 30 segundos de sua fala.
Por exemplo: “Como você, uma vez me esforcei para organizar meu tempo. Agora, faço mais em um dia do que em uma semana inteira ”, ou“ Quando comecei minha pesquisa, me perguntei: Como podemos fazer alcançar o impossível? ”
6. Adicione anedotas ou piadas
Embora o público queira ouvir seu discurso, as pessoas perdem a atenção rapidamente. Histórias, principalmente pessoais, e piadas ajudam a prender a atenção deles e tornar sua fala mais agradável. Além disso, eles ajudam as pessoas a se relacionarem com você. Apenas certifique-se de não dizer nada ofensivo ou impróprio.
O público adora ouvir histórias pessoais! Eles são uma das melhores maneiras de tornar seu discurso envolvente e atrair o público.
Por exemplo, você pode iniciar um discurso sobre sua pesquisa científica contando uma história sobre um acidente ocorrido em seu primeiro dia no laboratório.
Você pode abrir uma apresentação de treinamento no trabalho com uma piada sobre reuniões de trabalho.
7. Antecipe as perguntas do público
Se você tiver uma ideia sobre o que o público pode perguntar, pode fornecer essas respostas em seu discurso. Isso garante que seu público obtenha o que deseja de sua apresentação. Além disso, evitará que você seja pego de surpresa se houver uma sessão de perguntas e respostas.
Considere seu público novamente. O que eles esperam obter do seu discurso? Qual é o seu nível de conhecimento? Use essas informações para considerar os tipos de perguntas que eles podem fazer.
8. Faça materiais de apresentação, como cartões de nota
Embora você não queira simplesmente ler o seu discurso, ter notas pode mantê-lo no caminho certo e garantir que nada seja ignorado. É uma boa ideia anotar seus pontos principais para que você possa olhar para baixo em busca de um lembrete, se necessário.
Você também pode querer anotar algumas palavras para se lembrar de conceitos importantes que você não quer esquecer.
Não escreva frases inteiras, pois é mais provável que você tropece. Basta escrever as palavras-chave.
Os cartões de anotações funcionam bem, mas algumas pessoas podem preferir imprimir um esboço no papel.
9. Seja flexível
O planejamento ajuda muito, mas é impossível prever tudo. Não deixe que as mudanças de última hora o perturbem. Você não tem que seguir exatamente o seu discurso preparado.
Por exemplo, você pode planejar seu discurso para um grupo de especialistas, mas perceber na noite de sua apresentação que o público tem menos conhecimento prévio do que você esperava.
Nesse caso, você poderia apresentar menos do material que planejou compartilhar, mas fornecer mais explicações para que um iniciante entenda.
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