A primeira regra para cumprir metas? Não conte a ninguém sobre elas

You are currently viewing A primeira regra para cumprir metas? Não conte a ninguém sobre elas

A primeira regra para cumprir metas? Não conte a ninguém sobre eles

Quando se trata de definir e cumprir metas, você pode pensar que anunciar sua meta nas redes sociais ou contar a todos os seus amigos aumentará sua probabilidade de sucesso. Na verdade, o oposto é verdadeiro.

Um estudo da neurociência cognitiva explodiu portas anteriormente fechadas sobre a fisicalidade e a experiência de ter um cérebro. As dicas mais incríveis também são contra-intuitivas, o que é especialmente verdadeiro quando se trata de atingir metas.

Quando você definir uma meta desafiadora de longo prazo para si mesmo, não conte a ninguém sobre isso – ou, no máximo, conte para o mínimo de pessoas possível. Quanto menos pessoas você contar, maiores serão as chances de realmente atingir esse objetivo.

Isso vai contra o comportamento da maioria das pessoas. Se você decidir que vai correr uma maratona, é provável que fale com as pessoas sobre isso. Por um lado, todo esse treinamento vai consumir muito tempo.

Conforme você acumula sua quilometragem semanal, ela se tornará uma parte cada vez maior de seus pensamentos. Quando você estiver conversando com sua família, amigos e colegas, isso provavelmente surgirá e, eventualmente, você terá oficializado esse objetivo.

O que as pesquisas revelam sobre as intenções de meta.

Muitas pessoas acreditam que esta declaração pública aumentará a probabilidade de você atingir o objetivo escolhido. Afinal, se você decidir depois de alguns meses de treinamento que não quer mais correr aquela maratona, é mais provável que continue por causa da pressão social.

Se você desistir, terá que lidar com a vergonha de contar a todas essas pessoas sobre o seu fracasso. E isso faz todo o sentido; você provavelmente pelo menos tentará o objetivo de evitar essas mesmas consequências.

Mas é mais profundo do que isso. A pesquisa sugere que contar às pessoas sobre seu grande objetivo não aumenta a chance de sucesso em tudo. Pelo contrário, quanto mais pessoas você contar, menor será a probabilidade de sucesso.

Um professor de psicologia e seus colaboradores conduziram muitos estudos sobre comportamento direcionado a objetivos. Nesses tipos de experimentos, os participantes são recrutados e respondem por meio de pesquisa, indicando um alto nível de motivação e compromisso completo para atingir um objetivo específico.

Em um estudo, os alunos foram convidados a se comprometer a passar mais tempo estudando. Na condição de controle desse estudo, os alunos foram liberados e contatados posteriormente para avaliar quanto estudo extra eles fizeram.

Na condição experimental, os participantes foram solicitados a anunciar essas intenções a um grupo de seus pares antes da tarefa e, em seguida, foram contatados posteriormente para avaliação.

A grande maioria dos que anunciaram sua intenção de estudar mais, na verdade, estudou significativamente menos horas. Este tipo de estudo foi repetido em muitos campos de atuação.

Em algumas versões do estudo, a intenção do objetivo é expressa a um grupo de pares, enquanto em outros casos, a apenas um único indivíduo. Em alguns estudos, os objetivos são sobre carreiras de longo prazo e planos para os pais; em outros, sobre objetivos de gratificação de curto prazo.

Independentemente de os objetivos dos participantes serem de longo ou curto prazo, o resultado básico realizado em todos os estudos de pesquisa foi,: Os participantes do estudo que transmitem suas intenções geralmente não conseguem realizar seus objetivos. Essas descobertas foram consistentes em muitas categorias de objetivos, incluindo correr maratonas, usadas no exemplo anterior; plantar um jardim; ou melhorar os hábitos alimentares.

Os pesquisadores descreveram a diferença entre os planos e as ações das pessoas como a “lacuna intenção-comportamento”. A lacuna é a diferença entre o que pretendemos fazer e o que realmente fazemos. Anunciar seus objetivos parece aumentar essa lacuna.

Mas por que o reforço positivo da expectativa do público não ajuda?

Como a maioria das coisas no cérebro, é químico. Quando optamos por fazer algo e, em seguida, conseguimos fazê-lo, nosso cérebro injeta uma injeção do neurotransmissor dopamina no centro de prazer do cérebro.

Quando você decide que deseja atingir algum objetivo, seu corpo se prepara para aquela eventual injeção química associada à realização. Quando você tiver sucesso, você vai conseguir, é claro – a menos que você cause um curto-circuito no processo, contando às pessoas com antecedência.

“A razão pela qual contar às pessoas sobre seu objetivo é um problema é que, quando elas lhe dão um apoio positivo, você obtém um pouco daquela sensação de realização e aquele prazeroso aumento de dopamina”.

Você se engana. Em um sentido muito físico, você reduz seu impulso para atingir essa meta e faz isso quimicamente.

Agora, é possível que, quando você contar a alguém sobre uma meta, ele ou ela forneça um suporte importante que o ajudará a alcançá-la. Com a pessoa certa, um amigo próximo, o benefício desse suporte pode superar os custos associados à revelação de seus objetivos e à redução dos recursos limitados de seu cérebro.

Não há nada tão inerentemente satisfatório quanto definir e alcançar metas; então, por todos os meios, estabeleça metas e persiga-as. Mas se você quiser aumentar suas chances de alcançá-los, deixe ser uma surpresa para seus amigos, a menos que, contando-lhes, eles possam fornecer a você o suporte e a responsabilidade adequados.

Você também pode gostar:

Spread the love

Deixe um comentário